
Avaliação psicológica / neuropsicológica
A avaliação psicológica/ neuropsicológica é um processo que tem como objetivo analisar o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental de cada pessoa. Para tal, recorre a instrumentos de avaliação estandardizados e explora as diferentes funções através de tarefas específicas que avaliam as diversas áreas em análise.
Esta avaliação pode ser necessária quando existem dificuldades de aprendizagem, cognitivas, emocionais e comportamentais.
Pode ser necessária para verificar o correto funcionamento das áreas referidas ou para o diagnóstico e compreensão da funcionalidade de diferentes problemáticas (e.g. perturbações da aprendizagem específicas – dislexia e discalculia; perturbação de hiperatividade e défice de atenção).

Desenvolvimento vocacional
É um processo que tem como objetivo auxiliar os jovens ou adultos nas suas escolhas vocacionais e na elaboração dos seus projectos de vida/ carreira. Pretende dar resposta às indecisões que surgem quando se defrontam com a necessidade de dar uma direção à sua carreira académica e/ ou profissional.
Os projetos escolares e de carreira implicam escolhas difíceis quanto a cursos e profissões. Por este motivo, devem ser apoiadas no autoconhecimento relativamente aos interesses, traços de personalidade, valores e aptidões, mas também num claro e suficiente conhecimento sobre as actuais ofertas formativas e profissões.

Acompanhamento psicológico
O acompanhamento psicológico destina-se a qualquer pessoa que queira conhecer-se melhor e promover o seu crescimento pessoal. Ao mesmo tempo, destina-se a crianças, jovens ou adultos que sintam dificuldades em qualquer área da sua vida. Estas dificuldades podem ser emocionais, comportamentais e/ou sociais. O acompanhamento tem como objetivo ajudar cada pessoa a olhar os seus desafios pessoais e a envolver-se num processo de mudança que permitirá contribuir para o aumento do seu bem-estar.
Algumas das problemáticas mais comuns que levam a um pedido de acompanhamento psicológico são:
-
Ansiedade
-
Depressão
-
Dificuldades relacionadas com a escola (e.g. insucesso escolar, recusa escolar, desmotivação escolar, dificuldades de aprendizagem)
-
Dificuldades relacionais
-
Dificuldades sociais
-
Dificuldades emocionais e comportamentais (e.g. cansaço, baixa auto-estima, insegurança, mudanças frequentes de humor, tristeza, frustração, irritabilidade, revolta, agressividade, dificuldade de controlo dos impulsos)
-
Problemas de atenção, concentração e memória
-
Perturbações de eliminação (enurese, ecoprese)
-
Perturbações do sono
-
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
-
Perturbações alimentares
-
Perturbação do espetro do autismo

Acompanhamento psicopedagógico
É um acompanhamento destinado a crianças e jovens em idade escolar que tem como objetivo reforçar competências necessárias ao desenvolvimento e sucesso académico.
Podem ser trabalhadas:
-
Competências cognitivas (e.g. atenção, concentração, memória, linguagem, perceção, raciocínio lógico e abstrato, tomada de decisão, resolução de problemas);
-
Competências psicomotoras (e.g. motricidade fina, coordenação visuomotora);
-
Competências de leitura e escrita (e.g. ortografia, gramática, construção frásica e de texto, compreensão e análise de texto);
-
Competências matemáticas (e.g. regras básicas, cálculo, raciocínio matemático, interpretação de problemas);
-
Competências de estudo (e.g. métodos e hábitos de estudo, organização escolar, planeamento, gestão de tempo).

Aconselhamento parental
Estas sessões têm como objetivo ajudar os pais, ou outros cuidadores, a desenvolver um maior autoconhecimento do padrão relacional estabelecido com os seus filhos e a procurar soluções específicas, quando necessário, de modo a que consigam prevenir determinados comportamentos/ situações problemáticas ou a resolvê-las quando surgem. São promovidas relações com os filhos baseadas no amor, no respeito, na compreensão e na aceitação.
Pretende-se também esclarecer diversas dúvidas e questões relacionadas com as crianças e os adolescentes nas diversas fases do seu desenvolvimento e adequar as práticas educativas a cada uma, de forma a promover uma relação saudável, prazerosa e equilibrada entre pais e filhos.
Algumas temáticas mais comuns que levam os pais a procurar aconselhamento parental são a dificuldade em lidar e compreender comportamentos dos filhos (que associam frequentemente a regras, limites, "birras"), a alimentação, o desfralde, o sono, dependência dos ecrãs, comportamentos de risco e situações de separação/ divórcio.